Somos a única Eco-Freguesia XXI do Algarve

032 Eco 2017 01

FREGUESIA DE MONCARAPACHO E FUSETA É A ÚNICA ECO-FREGUESIA DO ALGARVE

Em cerimónia realizada na sexta-feira, dia 24 de março, em Torres Vedras, a União das Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, representada pelo seu Presidente Manuel Carlos, foi reconhecida como Eco-Freguesia XXI, galardão atribuído pela ABAE (Associação bandeira Azul da Europa) e que distingue as freguesias que trabalham na construção de comunidades mais sustentáveis e inclusivas. Foram distinguidas 39 freguesias a nível nacional e a Freguesia de Moncarapacho e Fuseta foi a única do Algarve a ser galardoada.

033 Eco 2017 02

O projeto ECO-FREGUESIAS XXI visa incrementar o desenvolvimento sustentável à escala local, procurando envolver os cidadãos em geral, e os dirigentes das juntas de freguesias em particular, na construção de uma sustentabilidade participada. Composto por dez indicadores de sustentabilidade local, o Eco-Freguesias XXI reconhece e premeia as Juntas de Freguesia que adotam práticas mais sustentáveis no seu território, com impacto real e positivo para a comunidade. Uma Eco-Freguesia XXI é, neste contexto, uma freguesia que respeita os princípios de desenvolvimento sustentável e de inclusão e justiça social, é economicamente próspera e socialmente dinâmica. Foram avaliados os seguintes dez indicadores: Educação para a Sustentabilidade; Gestão Ambiental: Energia, Água e Resíduos; Mobilidade e Transportes; Espaços Públicos; Biodiversidade e Espaços Verdes; Informação e Participação Pública; Serviços de Proximidade; Animação Sociocultural; Promoção do Desenvolvimento e Visão do Desenvolvimento.