Fuseta

História da Fuseta

foto fuseta salva vidas  A Fuseta é uma freguesia do Concelho de Olhão localizada no litoral do sotavento algarvio, distrito de    Faro. Apresenta uma área de 0,36 quilómetros quadrados e está limitada a norte e a oeste pela  Freguesia de Moncarapacho, a sul pela Ria Formosa e a leste pelo Concelho de Tavira. Era a antiga  freguesia de Nossa Senhora do Carmo, um curato do Concelho de Tavira, ao qual pertenceu e  posteriormente se separou. Terra conhecida pelos seus pescadores que estiveram envolvidos nos  descobrimentos, tendo sido os primeiros a pescar na Terra Nova, após a sua descoberta no ano 1500  por Gaspar Côrte-Real. O seu povoamento iniciou-se com algumas cabanas usadas pelos pescadores  para guardar todos os aprestos de pesca de armação praticada na zona. Ao longo do tempo o número  de cabanas foi aumentando permitindo a fixação dos pescadores que pretendiam ter melhor acesso à  barra. Terra de gente do mar, a vila da Fuseta dedica-se sobretudo às atividades de pesca e exploração  dos seus derivados. Devido à exploração das praias e do Parque de Campismo, o Turismo na Fuseta  conheceu nos últimos anos um desenvolvimento local significativo, em especial no Verão, sendo visitada por centenas de turistas e visitantes.

Portugal 2020

Parque de Campismo